Convites de casamento clássicos: Dicas de como preencher e modelos

Postado por:CidaRamos em 15 set 2011  

Para quem se considera uma pessoa clássica e discreta e quer que isso se reflita no seu casamento, inspire-se nestes modelos de convites de casamento clássicos. Uma decoração clássica não implica monotonia, mas sim requinte e elegância.




Para quem se considera uma pessoa clássica e discreta e quer que isso se reflita no seu casamento, inspire-se nestes modelos de convites de casamento clássicos. Uma decoração clássica não implica monotonia, mas sim requinte e elegância.

Os convites clássicos,  Geralmente são feitos nas cores branca ou creme, os papéis têm gramaturas altas e as letras com estilo caligrafado. Os tamanhos podem variar, mas o formato normalmente é retangular. Ideais para casamentos formais, com grande número de convidados, e que acontecerão de noite. Dica importantíssima: Sabe aquele clichê, “menos, é mais”? Em casamentos tradicionais, siga isso à risca e será perfeito.

Algumas regrinhas clássicas são sempre úteis na hora de preparar os convites do casamento e aqui vão algumas.

Na hora de montar o convite a regra é a seguinte:

1 – Os nomes dos pais da noiva ficam à esquerda e devem aparecer completos, ou seja, com sobrenome. O nome do marido fica acima do da mulher.

2 – Os nomes dos pais do noivo ficam sempre à direita e seguem a mesma regra dos pais da noiva.

3 – É aconselhável evitar termos solenes como “têm a honra de convidar” e coisas do gênero. É melhor ser direto, claro e escrever “convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos”.

4 – O texto do local da cerimônia é simples e objetivo e PRECISA ter as seguintes informações: horário e data escritos por extenso (Exemplo: dia Vinte e dois de Agosto, às Dezoito horas) , local e endereço.

As informações de recepção vêm em seguida e também devem ser escritas por extenso. Nesse caso, o RSVP aparece abaixo, à direita, acompanhado de um número de telefone para os convidados confirmarem a presença.

5 – O endereço dos pais da noiva fica à esquerda e o dos pais do noivo, á direita, dos mesmos lados que as outras informações relacionadas a eles. Se os noivo moram juntos e querem que os presentes sejam entregues na casa deles, devem colocar um único endereço centralizado.

Um detalhe: essas regras valem pra qualquer tipo de convite, desde o tradicional branco com letras douradas até aquele que traz as caricaturas do casal. Isso não impede de vocês escolherem um texto mais engraçadinho ou mais romântico, colocar desenhos ou mandar um CD ou DVD-Convite. Só não esqueça de colocar as informações básicas do casamento e um telefone de contato para os convidados não esquecerem ou se perderem no meio do caminho.

Mais dicas:

– O nome do convidado deve ser escrito no envelope, e de preferência por um calígrafo ou por alguém com boa caligrafia. Cuidado com aquela amiga que só ela acha que tem uma letra linda. Se for pedir um favor pra alguém da família, peça para uma das avós, ou tia-avós. Aquelas que escrevem com se usassem pena e mata-borrão. Detalhe: acompanhe atentamente a confeção de cada convite e sempre tenha alguns de reserva no caso de erros e borrões.

– Os convites devem, preferencialmente, ser entregue em mãos, com no mínimo um mês antes do casamento. Todo mundo gosta de ter tempo o suficiente pra se arrumar prum evento desses, e isso inclui até a grana do presente e o salão da manhã do casamento.

– Se for preciso enviar algum convite pelo correio, este deverá estar dentro de outro envelope, onde neste estará escrito o endereço e nome do convidado. É importante que você ligue e avise-o do envio e retorne dias depois pra confirmar o recebimento.

– Não use um envelope de plástico para entregar o convite em mãos.

– A tradição manda os noivos entregarem os convites, mas se eles não puderem, os pais assumem a função. Ou até mesmo a amiga de honra.

Os tratamentos mais indicados para os convites são:

Sr. João Fernandes e família (significa a família TODA: gato, cahorro papagaio e cunhado estão incluídos)

Sr. João Fernandes e Sra. (só o casal indicado)

Sra. Maria dos Santos (óbvio, não?)

Srta. Vera Silveira (nesse caso, mande um convite extra. Ela pode ter um namorado ou noivo, não é?)

Srta. Vera Silveira e família

Fontes:

http://missetiqueta.blogspot.com /http://natheteu.blogspot.com
http://www.guiasaude.org /http://www.espacodocasamento.com.br

http://www.abcstudioa.com.br /http://www.i-do-it-yourself.com


modelos-convites-casamento-classico-n

Picture 1 of 14

 

 

Você poderá gostar de:

 


Tags:, , , , ,