Chá de Cozinha ou Chá de Panela: Como organizar

Faz parte da tradição, fazer um chá de panela para despedida de solteira da noiva. E essa festa pode ser muito prazerosa, basta usar a criatividade.

COMO ORGANIZAR UM CHÁ
DE COZINHA / CHÁ DE PANELA

Organizar

um chá de cozinha é uma tarefa divertida, mas, como
qualquer festa, exige um certo planejamento. Mesmo que a idéia
seja uma festa preparada pelas amigas ou pelas madrinhas, a noiva
pode e deve participar do planejamento e organização.
Com a divisão de tarefas tudo ficará mais fácil
e divertido.

Aproveitem para tirar fotos das reuniões de
vocês, da preparação das receitas na cozinha,
dos encontros para comprar os acessórios, enfim, de todos os
momentos em que estiverem juntas. Imprimam as melhores e montem um
mural com elas no local da festa. Esta será uma recordação
maravilhosa, uma parte importante da despedida de solteira.



PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO


Definir a data e o local juntamente com a noiva.

Fazer uma lista de convidados.

Decidir se as pessoas serão convidadas por telefone ou se serão
entregues convites impressos.

Caso prefiram utilizar convites impressos, decidir como será
a entrega. Se for pelos Correios, organizar uma lista com endereços
completos dos convidados. Se for pessoalmente, definir quem ficará
responsável pelas entregas.

Se o local for um salão ou uma chácara, fazer a reserva
o quanto antes. Se for o salão de festas do prédio,
verificar a disponibilidade e reservar.

Decidir se será um chá tradicional ou temático.

No caso de chá temático, fazer uma lista de itens relacionados
ao tema para providenciar.

Escolher as brincadeiras que serão
feitas e listar o que será necessário: quantidade de
brindes, acessórios, papéis, canetas, etc. (algumas
das brincadeiras escolhidas serão surpresa para a noiva)

Listar o que será necessário para decorar o ambiente:
flores, toalhas de mesa, fitas, balões, fotografias, etc.

Definir quem ficará responsável por providenciar os
comes e bebes: a própria noiva ou os convidados.

Caso a noiva se responsabilize pelo cardápio, definir o que
será servido.

Escolher o formato e o recheio do bolo.

Decidir o que será oferecido como lembrancinha.

Fazer uma seleção de músicas para tocar durante
a festa e na hora das brincadeiras.

No caso de chás realizados na casa de uma das amigas / salão
do prédio / casa da noiva, verificar se há pratinhos,
garfinhos e cadeiras suficientes para todos.

A noiva deve escolher os presentes
e as cores de cada item.

SEGUNDA ETAPA: ORGANIZAÇÃO


Comprar os convites.

Comprar as lembrancinhas.

Gravar alguns CDs com as músicas que serão tocadas durante
a festa.

Definir quem deve trazer cada item da lista ou montar
a lista de presentes.

Caso os convidados sejam responsáveis por trazer um prato para
a festa, especificar no convite se deve ser doce ou salgado.

Preencher e endereçar os convites.

Enviar ou distribuir os convites.

Encomendar os arranjos de flores.

Comprar os itens necessários para fazer as brincadeiras e outros
relacionados ao tema do chá.

Comprar o que será necessário para complementar a decoração.

Comprar os descartáveis necessários para servir: guardanapos,
copos, etc.

Emprestar ou alugar os itens que estiverem faltando: pratinhos, cadeiras,
garfinhos de bolo, etc.

Comprar as bebidas.

Embrulhar os prêmios que serão distribuídos para
as participantes das brincadeiras.

Encomendar o bolo.

Caso a noiva fique responsável pelos comes e bebes, comprar
os itens para o preparo dos petiscos ou contratar a pessoa que fará.

Caso o salão ou local da festa precise de limpeza, decidir
quem ficará responsável por isso.

Pegar o bolo encomendado.

Colocar as bebidas para gelar.

Levar para o local todos os itens necessários. Pratos, copos,
guardanapos, cadeiras, elementos decorativos, etc.

Pegar os arranjos de flores.

Dispor alguns cestinhos de lixo no local.

Colocar papel higiênico, sabonete de toalha no banheiro.

Decorar o local e deixar por perto o que será servido, caso
não haja espaço para que os pratos fiquem expostos.

ALGUMAS DICAS


O bolo pode ser substituído por cupcakes (bolinhos individuais)
que são charmosos e práticos.

• Evitem qualquer tipo de prato muito elaborado.
O ideal são pequenos canapés, salgados folhados, docinhos
delicados, biscoitos amanteigados, ou seja, tudo que não precise
de talheres para comer.

• Se os convidados ficaram responsáveis
por trazer de casa os salgados e doces, tenham à mão
pratos bonitos para organizá-los e servi-los de forma elegante.
Servir nos pratos de papel em que vieram embrulhados não é
uma boa idéia.

• As bebidas são sempre oferecidas pelos
organizadores do chá e já devem estar na temperatura
ideal para servir quando os convidados chegarem.

• Mesmo que o chá não tenha um
tema específico, vocês poderão utilizar a estação
do ano como base para uma decoração mais elaborada:

– flores delicadas em tons pastel na primavera;

– flores maiores em cores vivas no verão;

– folhagem e elementos em tons terrosos no outono;

– flores brancas e muitos docinhos feitos com chocolate no inverno.

 

ALGUMAS BRINCADEIRAS

Jogo de perguntas e respostas


É feito antes um questionário com mais ou menos 20 perguntas para o noivo –algumas mais ingênuas e outras mais picantes. O jogo de perguntas, com as respostas, pode ser gravado em vídeo ou pode ser impressa num papel e, na hora do chá-de-panela, serão perguntadas à noiva e conferidas com as respostas do noivo. Se a noiva errar alguma resposta que o noivo não tenha respondido igual, ela deverá pagar uma prenda.


Exemplo de perguntas: Qual a bebida que ele mais gosta? Quando ele se apaixonou? Como vocês se conheceram? Como foi o pedido de noivado? Que tipo de roupa ele mais gosta que você use? Qual a altura do seu noivo? Qual o tipo sanguíneo do seu noivo? O que seu noivo mais gosta em você?


 Enchendo o saco


As convidadas devem ser separadas em 3 grupos de 5 a 8 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de objetos variados(pode ser os presentes da noiva) e uma sacola. Os grupos terão 1 minuto para acharem os objetos da lista e encher o saco. A organizadora deverá checar os objetos e o grupo vencedor vai ganhar um saco cheio de guloseimas (ou outro prêmio pré-definido).


 Batata quente


A organizadora da festa junta vários acessórios baratinhos, como: touca de banho, batons, meia-calça colorida, anéis, broches, minibuquês, véuzinho de noiva, máscaras de oncinha, diabinha, coelhinha, objetos piscantes e bregas, etc. Coloca-se uma música e a organizadora pega um dos acessórios e coloca em uma caixa sem que as convidadas vejam. A caixa deve ficar passando de mão em mão na roda de convidadas até que a música pare. Quando parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão terá que vestir/usar o acessório. No final, cada uma pode sair com a lembrancinha da festa.


 Eu beijaria um porco…


As convidadas devem sentar no chão em círculo e usar um objeto representativo de um porco. A organizadora da brincadeira senta no meio do círculo e começa dizendo “Eu beijaria um porco no nariz” (por exemplo). E vai passando o objeto no circulo até que cada convidada diga uma parte do corpo do porco que beijaria. Depois que “o porco” passar na roda toda, a organizadora pede para que cada uma beije sua vizinha onde disse que beijaria o porco.


 Contando a história do casal


A organizadora escreve uma palavra em vários papéis dobrados numa caixa. Conforme ela for passando esses papéis no círculo de convidadas, a noiva deverá ir contando a história do relacionamento dela com o noivo.


Por exemplo, nos papéis pode estar escrito: encontro, romance, beijo, eu, ele, nós, amor, telefone, casa, amigos, família, churrasco, viagem, o dia “D”, noite de núpcias, etc, e então a noiva vai contando a história do jeito dela pra todos ouvirem.


 Estilistas

As convidadas devem confeccionar o vestido

MODELOS DE CONVITES

cha-de-panela1.jpgcha-de-panela2.jpg

cha-de-cozinha2.jpgcha-de-cozinha4.jpg

Fonte:http://www.noivasonline.com/http://www.noivinhafeliz.com.br

 

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