Convites de casamento: Como preencher, modelos e fotos

Postado por:CidaRamos em 29 ago 2011  

Casamento é um evento especial, e para fazer tudo certinho, aqui vão algum dicas de modelo e de como escrever o nome dos convidados nas tags ou envelopes do seu convite de casamento.




O convite de casamento assume papel importante para a realização da cerimônia matrimonial. É o primeiro elemento a ser relacionado ao casamento.
O tipo de convite escolhido será o reflexo do estilo de casamento que se pretende, e parte da personalidade dos noivos. Quando alguém recebe um convite, imediatamente imagina a cerimônia para a qual está sendo requerida a presença.
Os convites clássicos, feitos em papel na cor branca, bege ou marfim, permanecem sendo os preferidos. Mas existem casais que optam pela inovação com mais ousadia e um toque moderno, usando cores, desenhos ou fotos. É preciso muita atenção ao buscar o inédito, tomar cuidado de não deixar o bom gosto de lado, sem exageros, nem muitas fantasias.
A letra a ser selecionada precisa ser aplicada de forma legível, para evitar qualquer dificuldade na leitura. Recomenda-se contratar os serviços de um calígrafo para escrever os nomes dos convidados nos envelopes.
Precisa-se informar claramente os nomes dos pais, no caso que sejam eles que convidem, o nome dos noivos, local, endereço completo e horário da cerimônia na igreja. No mesmo convite, precisa constar endereço residencial da noiva e do noivo, a fim de possibilitar aos convidados remeterem os presentes.
Caso se faça uso do cartãozinho individual, convidando para recepção, este deve ir preso com um clipe pequeno no lado esquerdo superior do convite.
Os convites devem ser distribuídos, no mínimo, com um mês de antecedência. Se for contratar empresas especializadas em entrega, escolha aquela já conceituada ou referenciada por pessoa próxima ao casal de noiva, a fim de evitar surpresas de última hora.
.

Quando são os pais da noiva a convidar

 

 

.

 

João Silva e Alberta Costa
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Maria José Silva
a
João Alberto Freitas …


Quando os pais da noiva convidam com os pais do noivo

 

.

João Silva e Alberta Costa
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Maria Fernanda Silva
com
André Cerqueira
filho de Albertina Reis e Manuel Cerqueira…


Quando ambos os pais convidam

 

.

João Silva e Alberta Costa
com
Armindo e Patrícia Alves
requisitam a honra da sua presença
no casamento de
Cristina Esteves
com
Rui Alves…


Quando noiva e o noivo decidem honrar um parente falecido

 

 

 

Alberta Silva
requisita a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Cláudia Silva
também filha do falecido António Silva
com
José Fidalgo
filho de João e Manuela Fidalgo ou
(filho de João Fidalgo e da falecida Manuela Fidalgo)

ou,

Cláudia Silva
filha de
Alberta e António Silva
(ou filha de Alberta Silva e do falecido António Silva)
e
José Fidalgo
filho de João e Manuela Fidalgo
(ou filho de Manuela Fidalgo e do falecido João Fidalgo )
requisitam a honra da sua presença…


Quando ambos os pais da noiva convidam, mas são divorciados

 

.

Francisco Pires
e
Joana Esteves
com
Orlando e Rute Alves
requisitam a honra da sua presença
no casamento de
Cristina Pires com
Rui Alves…


Quando o padrasto da noiva convida com a mãe

 

.

Sr. João Pereira e Srª Manuela Santos
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Gabriela Fernandes
com
Nuno Silva…


Um convite feito pelo casal de noivos para o casamento e para a recepção

 

.

Requisitamos a honra da sua presença
no casamento de
Constança Martins
com
Bruno Marques
Sábado, dia sete de Abril pelas quinze na Igreja de S. João, e
mais tarde para a recepção no Hotel Grévia…
RSVP

Nota: Para casamentos menos formais a frase “requisitamos a sua presença” poderá ser substituída para “convidamo-lo para o casamento de ”. Poderá começar por exemplo com: ”Gostávamos que se juntasse a nós para celebrar…” ou “Esperamos que se junte a nós para celebrar…”, etc.


Um convite que reflita o vosso estilo como casal poderá de ser semelhante ao seguinte

 

.

Luísa Pato
e
Nuno Patrício
convida-o a partilhar momentos de felicidade
no dia do seu casamento…


Caso seja o casal a convidar, mas fazendo honras aos seus pais

 

.

Solange Martins
filha de Carolina e Sérgio Martins
e
Patrício Barros
filho de
Berta e Carlos Barros
requisitam a honra da sua presença…


Caso optem por algo como um convite escrito à mão como um convite para uma festa mais íntima ou até mesmo um email

 

.

Caros João e  Eliana,
Pedro Nunes e eu iremos casar-nos no dia 5 de Junho, às 14 horas,
na nossa casa, seguido de bolo e champanhe.
Por favor apareçam e celebrem connosco.
Carinhosos Cumprimentos
Luísa Mendes


Convites para a recepção do casamento

 

.

Muitos preferem incluir a informação sobre a recepção do seu casamento no próprio convite da cerimónia. Contudo, existem alturas que se separa o convite da cerimónia do da recepção. Isto dá-se quando a recepção acontece num horário diferente do casamento, e quando alguns são convidados para a recepção e não para a cerimónia.
Muitas vezes pais divorciados dividem os convites, podendo um convidar para a recepção e outro para a cerimónia.
Adicionalmente, o convite para a recepção pode incluir informação não mencionada no convite de casamento, como a indumentária a usar, como por exemplo o fraque. Este exemplo é muito útil para convites de recepção, para os que por exemplo, querem ter um casamento no local da noiva, ocorrendo a recepção no local do noivo. Não é de bom-tom convidar para a cerimónia e não para a recepção!

O prazer da sua companhia é requisitado
na recepção do casamento de
Mariana Gonçalves
e
Diogo Pires
Sábado, dia três de Outubro às doze horas
Local….
(Opcional: Requer fraque)
RSVP
Morada


O cartão de resposta (RSVP)

 

.

O cartão de resposta é relativamente recente, como tal é opcional. O facto é que facilita muito o processo de resposta. Para ajudar a saber de quem é o cartão de resposta escrevam ou o nome do convidado ou um número que associem ao convidado. A resposta ao convite sem cartão RSVP deve ser dada por uma carta escrita à mão. Mas hoje em dia quem é que ainda sabe escrever uma resposta correctamente a um convite?

Caso optem por não usar um cartão de resposta (RSVP), devem enviar com o convite um pequeno cartão pessoal com o nome e contacto de resposta. Este cartão pode iniciar-se com: “Requer-se o favor de responder até o dia vinte de Abril de 2006. ”, podem também optar por escrever o mesmo no convite da recepção.
A noiva deve receber em retorno uma resposta formal no cartão dirigido ao mesmo fim. Para isso coloquem um selo no cartão RSVP antes de o colocar no envelope do convite.

Exemplo de Resposta Formal:

Joana Pulido aceita com prazer o seu convite

para Domingo, dia vinte e três de Junho.

ou,

Joana Pulido lamenta o facto de não
ser possível aceitar o convite.

Outros tipos…

Existem situações em que devemos ter um pouco mais de atenção, principalmente com os convidados mais formais , como as pessoas do trabalho (os chefes, diretores e gerentes). Por isso, veja só a maneira correta de escrever: 

Casal com filhos solteiros Sr. + nome do homem + e família Casal com filhos solteiros e filhos casados Sr. + nome do homem + e familiares ou nome do homem + e familiares Casal sem filhos Sr. e Sra. nome do homem Sr. + nome do homem + e senhora 

Casal cuja mulher manteve o nome de solteira Sra + nome da mulher e Sr + nome do homem (o nome do homem virá em primeiro lugar se ele tiver um título profissional ou se a mulher usar o nome de solteira apenas profissionalmente – ver acima). Viúvo(a) Sr. + nome do homem e filhos Sra. + nome do homem e filhos (a mulher cujo marido morreu não muda de nome, endereçar um convite com o nome da mulher indica que ela é divorciada) 

Pessoas que moram juntas (não oficialmente casadas) Nome da mulher Nome do homem (ou mandar convites separados) Namorados ou Noivos (os dois nomes no mesmo envelopes, ou convites separados) Fulano de Tal Fulana de Tal Sem a conjunção “e”. O nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem. 

Pessoa que mora sozinho(a) Sr(a). nome da pessoa + fulano(a) – amigo(a), neto(a) que acompanha a pessoa Obs.: o nome do fulano não tem necessidade de ser completo. Dr. Sr. confere a desejada formalidade. Usar Dr. somente quando for algo profissional. 

Obs.: – O casal e filhos convidados, assim como pessoas que residam na mesma casa (avós, sobrinhos): Sr. + nome do homem e família – Apenas o casal convidado: Sr. e Sra. + nome do homem Sr. + nome do homem e Sra Fulano e Fulana (mais informal) – Apenas a pessoa citada convidada: Sr. Fulano de Tal ou Sra. Fulana de Tal – Família: Pessoas que moram na mesma casa – Familiares: Parentes que pertencem àquela família (avós, tios, primos…) Recomenda-se não usar – Apelidos – Srta. ou Senhorita – Ao senhor – Em mãos – Extensivo

 

MODELOS

 

 

 

Modelos de Convites de Casamento

Modelos de Convites de Casamento

Modelos de Convites de Casamento

Modelos de Convites de Casamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelos de Convites de Casamento

 

Modelos de Convites de Casamento

 

Modelos de Convites de Casamento

Fonte:blogdocasamento/http://missetiqueta.blogspot.com/http://onossocasamento.pt

 

 

Você poderá gostar de:


Tags:, , ,